sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Violência Não!








Teatro Sobre violência com a 1ª série do 2º grau





Diga não à violência!

Nos últimos tempos o problema da violência no nosso país vem se agravando e nossas autoridades pouco fazem, para solucioná-lo. Aonde será que ela começa? Será que a violência chegou à um ponto onde nada podemos fazer?
Sem dúvida as respostas para a primeira pergunta, seriam diversas. Começaremos sobre a grande influência negativa da TV onde programas de auditório transformam miséria humana e pancadaria em audiência, onde filmes com cenas violentas são exibidos em horários inadequados, não esquecendo que infelizmente hoje em dia a TV é uma das principais educadoras de nossas crianças e adolescentes. Acho que as redes de TV deveriam entrar em um consenso e aproveitar melhor os seus horários com programações com menos violência e baixaria, e com mais programas educativos e culturais, que mostrem natureza, artes e culturas. Sem dúvida isso já seria um grande passo da TV brasileira.
E com base no intuito de influenciar nossos jovens a dizer não à violência é que estamos conversando
 e aplicando jogos em sala de aula , para  o aprendizado  , de cada aluno.
As nossas crianças querem paz , e nada melhor que começar por influenciar elas mesmas
para no futuro não vierem a ser pessoas violentas ou causadoras de confusão.Começando por elas  o futuro delas mesmas , será muito melhor, pelo motivo de que estas ja estaram conscientes.
Hoje em dia grande parte das crianças em escolas sofre de bullyning, e isto tenhamos em mente , pode causar sérios danos e traumas a reputação da criança ou adolescente.
Exploramos assuntos na escola  relacionados com a própria segurança , e com a segurança do próximo, com o sentido de criar uma campanha anti-bullying e violência.
Com realizações de atividades como estas buscamos a possibilidade das crianças e pais aprofundarem seu conhecimento , e tornar mais fácil , para os pais o papel de auxiliar seus filhos a nao aderirem a violência.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conscientização Ambiental





                                          Teatro de educação ambiental - E.E.B General Osorio

Hoje em dia nossas crianças , estão mais preocupadas com  o mundo virtual que com o mundo real , e por este motivo , devemos tentar conscientizar nossas crianças a preservar o meio ambiente , pois no futuro este pertencerá a elas e seus filhos.A Educação Ambiental entra não somente como uma passagem de informações - como ocorre geralmente com a Educação Tradicional - mas também na aplicação dessas informações como forma de mudança de comportamentos e atitudes em relação aos problemas ambientais. E quem já aprendeu - o Educador Ambiental - pode partilhar com quem apenas inicia esta jornada - os alunos - que serão transmissores desses conhecimentos aos seus pais, vizinhos, amigos, enfim, como se fosse através de uma corrente, pois, ao contrário do que Paulo Freire decidiu chamar de "Educação Bancária", caracterizada pelo acúmulo de informações "pré-fabricadas" sem conexão com o potencial de "evocação" existente em qualquer aprendizagem, a Educação Ambiental se baseia na premissa de que é na reflexão sobre a ação individual e coletiva em relação ao meio ambiente que se dá o processo de aprendizagem. Ou seja, ela vem da emergência de uma percepção renovada de mundo chamada de holística. Em outras palavras, é uma forma íntegra de ler a realidade e atuar sobre ela através de uma visão de mundo como um todo, não podendo ser reduzida só a um departamento, uma disciplina ou programa específico. Daí a necessidade de ligar ações multi e interdisciplinares à Educação Ambiental - contando com a ajuda de profissionais ligados à área da Educação como também a Biologia, Artes, Ecologia, Geografia, História, Matemática, Português, enfim, todos aqueles que trabalham como professores das disciplinas básicas nas escolas de primeiro e segundo graus, sendo disseminadores desses conhecimentos que serão inseridos na vida cotidiana de todos os indivíduos.
A Educação Ambiental é uma proposta de filosofia de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos e humanistas. Ela parte de um princípio de respeito pela diversidade natural e cultural, que inclui a especificidade de classe, etnia e gênero, defendendo, também, a descentralização em todos os níveis e a distribuição social do poder, como o acesso à informação e ao conhecimento. A Educação Ambiental visa modificar as relações entre a sociedade e a Natureza, a fim de melhorar a qualidade de vida, propondo a transformação do sistema produtivo e do consumismo em uma sociedade baseada na solidariedade, afetividade e cooperação, ou seja, visando a justa distribuição de seus recursos entre todos.
Para viver nosso cotidiano de maneira mais coerente com os ideais de uma sociedade sustentável e democrática, é necessária uma educação que repense velhas fórmulas de vida, propondo ações concretas para transformar nossa casa, rua, bairro, enfim, comunidades, sejam elas no campo ou na cidade, na fábrica, na escola ou no escritório.